quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Não vale a pena compararmos os nossos filhos

De facto os nossos filhos são sempre completamente diferentes uns dos outros. Podem até ser parecidos fisicamente mas por dentro cada um tem a sua personalidade, as suas manias, os seus gostos.

Quem acompanha este blog desde o princípio sabe que a Carlota sempre foi uma comilona. Mamou até aos 10 meses, começou a comer papa e sopa perto dos 5 meses e adaptou-se lindamente. Cada alimento novo que introduzia era um sucesso! À excepção do ovo que lhe causou uma reacção alérgica mas felizmente já passou. Sempre comeu de tudo. Tanto devora uma tigela de sopa de ervilhas como um gelado. Come fruta como se não houvesse amanhã. Adora arroz, puré, caldeirada de peixe… Tudo! Desde sempre que foi vê-la comer bem e crescer bem. E isso sempre foi um descanso.

Já o António despediu-se da minha maminha aos três meses, com muita pena minha. Não estava a ganhar peso, introduzimos o leite de fórmula e ele não quis outra coisa. Recentemente começámos a dar-lhe papa. Estranhou, claro. O normal, pensei eu. De dia para dia ia sendo mais difícil. Ou seja, em vez de progredir e começar a comer melhor com a colher, sempre que o sentava para lhe dar a papa era uma tristeza. Cuspia tudo, chorava, tinha vómitos… Às tantas reparei no olhar dele, estava mesmo infeliz. Ele não estava preparado e eu estava a forçar. Falei com a pediatra que disse que o melhor era adiarmos a introdução da alimentação complementar. Foi um peso que me saiu das costas! Continua a beber só o leitinho, faz sexta-feira cinco meses por isso não há pressas.


Isto fez-me perceber que realmente os meus filhos são tão diferentes um do outro. E não há mal nenhum nisso. O António pode perfeitamente ser um bebé saudável sem ser gorducho como era a Carlota. Aliás, ele é saudável. Ele está sempre a rir, está sempre feliz, dorme lindamente e eu posso estar descansada pois em breve vai estar a comer de colher. 




1 comentário:

  1. Todos diferentes, todos iguais!�� o meu primeiro aos 5 meses e meio passou para os sólidos sem quaisquer esquisitices, ja a mana demorou um pouco mais, mas não há pressas! Todos passam!��

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...