domingo, 10 de setembro de 2017

De coração partido com isto

É de coração partido que escrevo este post. O tema da amamentação sempre teve uma enorme importância para mim. Há tantas mães que optam por nem sequer amamentar mas eu sou daquelas que faz questão de o fazer.

Mas o destino trocou-me as voltas. Não é sempre assim?

Quando o António nasceu eu já sabia que ia querer amamentar e já sabia as dificuldades pelas quais ia passar. Subida do leite, dores, gretas, etc. Estava decidida a passar por tudo isso outra vez. E passei. Ia tudo correndo bem até que não...

Na consulta dos dois meses, a pediatra do António disse-nos que ele não estava a aumentar de peso como devia ser. Para mim, aquilo foi um balde água fria mas pensei "ok. Vamos lá a isso. Que alimentos são melhores para eu comer e ter mais e melhor leite." Mas nem tive oportunidade de abrir a boca. Ela disse que íamos começar com o suplemento e pronto. Saí da consulta triste e desiludida. Amamentei a Carlota durante quase um ano. Nunca precisou de leite artificial para nada. Sempre cresceu bem e de forma saudável.

Porque é que o meu corpo me estava a fazer isto? Porque é que já não era o suficiente para o António?

Comecei a dar o suplemento convencida de que era temporário e ao mesmo tempo fui falando com CAMs, fui tirando leite com a bomba, bebia litros e litros de água. Fiz de tudo.
O António nunca mamou muito bem. Nunca fez bem a pega. Eu dava de mamar e depois dava 30 ml de suplemento. Ele começou a querer mais e mais. De 30 passou para 60/70... depois para 90... depois 120 ml... Claro que agora já nem quer mamar... Dá um ou dois puxões, eu vejo o leite na boca dele mas rapidamente fica todo nervoso e ansioso a querer o biberon. E eu dou. 

Não mamou nem três meses e eu fico mesmo desiludida comigo, com a médica, com o mundo. Não percebo como pode correr tão bem num primeiro filho e tão mal num segundo. Tenho a perfeita noção de que ele está a crescer mas sem as imunidades que a irmã teve. 
Tem a parte boa que é poder deixá-lo com alguém quando preciso de sair ou poder beber café ou um copo de vinho de que já tinha tantas saudades. 

Mas nada disso se compara ao bom que é amamentar. Isto parte-me o coração. Mesmo. Já nem sei se fiz tudo o que estava ao meu alcance mas a verdade é que também perdi a força e a vontade para continuar a tentar. Vou ter que baixar os braços e desistir desta luta.

Desculpa, António. <3

3 comentários:

  1. Muita força mamã! Acredite em si! Fez tudo o que estava ao seu alcance sim!! Não é menos mãe por isso! Sei o esforço a que nos submetemos e o sentimento de falhanço quando as coisas não nos correm de feição. Mas a maternidade é assim! Não controlamos tudo. Só temos de levantar a cabeça pois mais desafios irão surgir pela frente. Chore o que tiver de chorar e depois avance sem medos!

    ResponderEliminar
  2. Olá. Acho que sei como se sente e parte-nos o coração. Mas passa. A sério que passa e eles crescem bem, saudáveis e felizes.
    A minha filha mais velha nunca pegou bem. E eu, mãe de primeira viagem, não soube fazer o suficiente para que a coisa resultasse. Aos dois meses e meio, a pediatra recomendou o suplemento porque ela não estava a aumentar de peso como era esperado... O resto foi como com o seu António.
    Depois veio o meu filho mais novo. E que bem ele pegava!!! Tão bem que nem magoava, não havia gretaa, nem dor. Só felicidade. :) Até que foi internado com uma pneumonia com um mês... Como não o deixavam mamar para não se cansar, o fluxo diminuiu e começou a tomar suplemento. Pensei que fosse temporário, porque ele pegava bem e o fluxo começou a normalizar. Mas depois, teve de ser operado de urgência a uma hérnia inguinal que encarcerou, aos dois meses e meio. E com o stress, o medo de o perder ali, a dor pelo que ele tinha já tido de suportar com tão pouco tempo de vida, o leite secou. Nem mais uma gota. O meu coração escaqueirou-se. Achei que era a pior mãe do mundo.
    Mas passou. Sobreviveram os dois, são lindos e crescidos e embora ainda me entristeçais pensar no assunto, sei que não foi um drama. Espero que fique tudo bem por aí também.

    ResponderEliminar
  3. Oh um abraço enorme!! Eu quase chorei qdo lhe dei formula a primeira vez. Cheguei agora ao 1 ano mas estou a secar. Nao csg dar de todo ia ser dificil. Mas pronto o importante e q eles cresçam e sejam saudáveis

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...