domingo, 18 de junho de 2017

Ser mãe pela segunda vez


“Ser mãe pela segunda vez” é uma coisa que, para mim, nunca fez sentido. A meu ver, somos mães assim que temos o primeiro filho. Continuamos a ser mães depois de ter o segundo, o terceiro, etc. Ou se é mãe ou não se é. Para mim não faz sentido ser mãe pela segunda vez. Temos mais um filho, voltámos a ter um bebé, a família cresceu. Mas mãe já éramos e vamos continuar a ser independentemente do número de filhos que temos.

Mãe de segunda viagem. Outra expressão muito comum nos fóruns e grupos de mães nas redes sociais. Esta experiência tem sido completamente diferente da primeira vez ou viagem. Encaro tudo com muito mais serenidade. Desde as dores iniciais da amamentação ao choro estridente do bebé. Sei que tudo passa, que tudo melhora com o tempo. Sei também que pode piorar por isso agradeço cada sesta de 3 horas que o António faz, cada fralda suja que mostra que tudo está a funcionar bem, cada mamada que sei que me vai aliviar a dor.  Acredito que o facto de eu estar mais calma com esta experiência ajuda-o a ele a estar  mais calmo também. Não há tantos gritos como houve da primeira vez. Não há tanto desespero. Há muuuitas noites mal dormidas, sim. Há um cansaço imenso porque a minha filha mais velha só tem 2 anos e precisa muito de mim (e eu dela. Não fazem ideia do quanto eu preciso de ficar a sós com ela). Há muitas lágrimas, sim. Mas desta vez já sei que não é problema meu mas sim das hormonas que estão ‘onfire’. E ainda há dor de um parto recente.

Desta vez contamos também com um pai mais experiente e confiante que se divide sempre que pode para darmos conta dos nossos dois bebés. Ele entretém-se mais com a Carlota, leva-a a passear, dá banhos, adormece-a… Eu tenho que estar mais com o António que precisa de mamar e que ainda está a conhecer este mundo fora da barriga da mãe. Ainda precisa muito de contacto físico comigo, ouvir o coração bater, etc. Mas quando ele adormece… Aproveito logo para me agarrar à Carlota! A minha boneca, princesa, melhor amiga.


Apesar do cansaço estou de coração cheio, estou tão grata, tão feliz, tão apaixonada pela minha família. Fui mãe há dois anos e tive o privilégio de voltar a ter outro amor assim. Mas acredito que mãe ou se é ou não se é. Não fui mãe outra vez. Sou mãe há dois anos. Agora sou é mãe de dois. <3 



2 comentários:

  1. Lindo texto. Concordo a 100 % com todas as suas palavras e enfatizo o. Pois ou se é mãe ou não, e eu senti me a ser mãe desde o momento em que soube que estava grávida. Apesar de ser mãe de 1a viagem como dizem, e das dificuldades que encontro ao ser mãe, o meu coração transborda de alegria e amor. Sinto me preenchida e completa. O instinto maternal vem vindo ao cimo devagar mas vem. Um beijinho e as maiores felicidades *

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...