sexta-feira, 15 de setembro de 2017

2 filhos. O primeiro balanço.

Quando descobri que estava outra vez à espera de bebé, para além de ter ficado imensamente feliz, fiquei igualmente em pânico. Com uma filha ainda tão pequena e com uma personalidade tão vincada como ia ser a nossa vida com mais um bebé? Mais noites mal dormidas, mais cólicas, mais fraldas, mais birras... sem falar em mais uma mensalidade de escola, mais um seguro de saúde, mais despesas.

A gravidez passou a voar e foi bastante mais difícil que a primeira. Tive imensos percalços pelo caminho e um cansaço enorme por ter já a Carlota.
O António nasceu.
O António nasceu e não sei como nasceu toda uma nova mãe em mim. Muito mais segura, muito mais confiante e, sem dúvida, muito mais resistente. Da primeira vez vivia tudo ao máximo e lavava tudo a peito. As opiniões alheias dominavam a minha mente mesmo que eu não o admitisse. O choro da Carlota levava-me ao desespero pois não acreditava que um bebé pudesse chorar tanto por ter apenas sono, por exemplo. Quando saìa de casa com ela levava o mundo atrás. Mudas de roupa, mantas, casaquinhos, fraldas, toalhitas, brinquedos, gorros, meias... pensava demasiado, programava demasiado exigia demais de mim.
Vivia sempre com um nó na garganta com medo de falhar na mais ínfima coisa.

O António nasceu e eu mudei radicalmente. Não fiz por isso. Aconteceu naturalmente. Tive mesmo que relativizar. O choro dele já não me aflige pois sei que ele está bem. Tem apenas sono, fome, frio/calor... ou precisa de colinho. O facto de eu estar calma também o acalma. Quando saímos de casa levo apenas as fraldas, as toalhitas e o leite. Tranquilo. 

Durmo bem. Ele dorme bem. Se ele precisar de vir para a nossa cama pode vir. Isso não o vai estragar, não me vai estragar. Está tudo bem.

Mesmo com a Carlota aprendi a ficar mais calma. Não levo tanto a peito as birras, os gritos, o choro. Sei que ela está bem. Está só chateada e é assim que nos diz. 

Atrevo-me a dizer que está a ser mais fácil ter dois filhos do que apenas um. Já não canalizo toda a minha energia em ser mãe da Carlota mas sim distribuo-a pela Carlota, pelo António e consequente por mim, pelo meu marido, amigos e família. De repente aprendi a chegar a mais lados ao mesmo tempo e a sentir-me mais calma, mais confiante, mais tranquila.

Por isso, quem está a pensar em ir ao segundo, ou quem já está quase lá, vai correr tudo bem. É tão, mas tão melhor ter mais do que um! <3

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...