domingo, 4 de fevereiro de 2018

É impossível ficar indiferente. Não consigo.

Há uma ou duas semanas atrás estava a jantar com a nossa família e a minha irmã diz que deixou de comer carne. Achei uma parvoíce. Eu própria também já fui vegetariana há uns anos mas acabei por voltar a comer carne pois a oferta de produtos, receitas, informação era muito escassa. E eu ainda vivia em casa da minha mãe por isso não podia jantar só arroz com salada. Não deu.

Bom, a minha irmã disse que tomou essa decisão depois de ter visto uns quantos documentários. “Lavagem cerebral”, pensei eu. Não há paciência para extremismos.

Ora esta semana estava a percorrer pelo Netflix e vejo os nomes de alguns destes documentários. Resolvi espreitar para ter uma ideia do que ela estava a falar naquele jantar. A informação é avassaladora. Nem estou a falar em protecção do ambiente e dos animais. Estou a falar na nossa saúde. A quantidade de estudos que existem que demonstram o mal que faz comermos carne é enorme. Doenças cardíacas, diabetes e até cancro estão directamente relacionados com o consumo de carne. Não sou nutricionista, nem médica, nem cientista. Sou uma pessoa normalíssima com um nível de cultura geral normalíssimo. Os meus estudos são da área da comunicação. Não tenho formação nenhuma em ciências. No entanto, a informação nestes documentários é tanta e está tão bem explicada. Coisas que comemos no dia-a-dia, fiambre, chouriço, carne de vaca, de galinha, porco, peru… A ideia de que basta cortar nas carnes vermelhas para ter uma alimentação mais saudável, está completamente errada! Eu a achar que os meus bifinhos de frango eram inofensivos. A galinha é provavelmente a pior carne que podemos comer. Leva tanto antibiótico e bactérias de animais doentes e mortos que ficam nos aviários… Nem quero ir por aí.

Deixo só alguns tópicos que me fizeram repensar no consumo de carne:

- Sempre nos disseram que o Homem é um animal omnívoro como o urso, certo? Onde estão as nossas garras e caninos afiados para caçar? Não temos. Não é suposto. Somos mais parecidos com os macacos. Temos mãos e braços desenhados para apanhar frutos, sementes. Já tinham pensado nisto?

- Existe uma relação directa entre o consumo de carne e o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e cancros. Vejam mais informação nos documentários, por favor! Vale mesmo a pena. Até há casos de doentes que ao adoptarem uma alimentação vegetal tiveram melhorias incríveis.

- Para vos chegar um hamburguer à mesa são gastos 2.498 litros de água!!! Equivale a dois meses de duche. Isto entrando já em questões ambientais.

- Estamos a gastar todos os nossos recursos naturais (terra e água) para alimentar os animais que vamos consumir. Quando se deixassemos de consumir esses animais, haveria comida para toooooda a população mundial. Se isto não dá que pensar, não sei o que dará.

Não quero ser extremista até porque nunca tive paciência para ambientalismas e vegetarianos. Mas vejo as coisas de uma maneira diferente. Já não é uma questão ambiental. É uma questão de saúde. Não é suposto comermos carne da maneira que comemos. Não é mesmo. E não se preocupem que toooodos os nutrientes necessários estão presentes nas plantas, frutas e sementes, não fossem os animais maiores e mais fortes do planeta serem herbívoros! (Elefantes, rinocerontes…).
Não procuro mudar mentalidades pois já há quem viva para isso. Não posso é deixar de vos aconselhar neste sentido. Seria egoísta da minha parte.

Recomendo que vejam os documentários:





Depois tiram as vossas conclusões! J

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...