terça-feira, 20 de outubro de 2015

Perguntas irritantes que se fazem às grávidas

Há coisas que não se devem dizer a grávidas mas há também as que não se devem perguntar! Quando estive grávida fizeram-me belas perguntas que jurei um dia escrever sobre elas.

Então aqui vão:

1. Quanto é que estás a pesar? 
Ora não sendo eu uma cabeça de gado não percebo que raio de pergunta é esta. O que é que interessa quanto peso? Se antes de engravidar já odiava que me perguntassem isto então com mais uns kilos em cima, pior ainda. Resposta politicamente correcta: "Estou com mais X kgs." A minha resposta foi sair da sala e fingir que não tinha ouvido a pergunta.

2. Vai ser o quê já sabes?
"Provavelmente um bebé. Mas se for um golfinho eu aviso logo!"

3. Preferias o quê? Rapaz ou rapariga? Diz lá a verdade.
"A verdade". (piada seca)

4. Quando é que vai nascer?
Hum... Deixem-me só consultar a bola de cristal, ligar à Maria Helena, ler o horóscopo da revista Maria, ver para que lado está o vento e... voilá.. NÃO SEI!!!! Fizeram-me esta pergunta umas 25 vezes nos 15 dias antes de a Carlota nascer. Já não aguentava mais. Resposta politicamente correcta "Oh isto agora é quando ele(a) quiser." A minha resposta foi quase sempre: "Não sei, não adivinho."

5. (na nossa cara) Ainda não nasceu?
Já, pois! Deixei o bebé em casa e roubei uma melancia que escondi debaixo da roupa. Pergunta estúpida.

6. Vais levar epidural?
Acho que esta foi das que me perguntaram mais vezes. Uma coisa é perguntar, outra é despejar toda uma teoria em cima de nós. A favor ou contra as opiniões são muitas mas a decisão é só da mãe. É óbvio que a mãe já se informou, que já pensou sobre o assunto e não vai mudar de ideias só porque sim. Deixem-na fazer aquilo que a deixa mais confortável e evitem histórias dramáticas como "a minha prima não quis e na hora chegou a pedir a morte" ou "podes ficar paralítica".

7. Já tens tudo pronto? O que falta?
Ui.. Esta dava-me cá uma trabalheira responder. E as vezes que temos que repetir que já temos o berço, a banheira, o carrinho mas ainda falta a tesoura das unhas ou a maquineta de tirar macacos do nariz. Esta era pela falta de paciência. E mais, lógico que a partir das 36 semanas já tinha tudo pronto e por 'tudo' entenda-se 'tudo o que é realmente necessário'.

8. O Gonçalo vai assistir ao parto? O quê??? 
É um momento nosso, uma escolha nossa. Ninguém tem nada que dizer se ele deve ou não deve assistir.

9. Estão preparados para ser pais?
Apesar de ter respondido que sim a verdade é
que não. Não existe preparação possível, só mesmo a experiência nos ensina!

10. Já sabes mudar fraldas?
Por acaso sei. Mudei muitas ao meu irmão mais novo. O facto de não mudar as fraldas aos filhos dos meus amigos não quer dizer que não saiba mudar fraldas.

Houve muitas mais... Mas estas foram as mais frequentes!


(grávida de 8 meses e já farta de ouvir as perguntas 4 e 5)

Em breve escrevo sobre as perguntas que fazem depois do bebé nascer! ;)



3 comentários:

  1. Na semana passada uma mãe de um ex-colega do meu filho da escola quando me viu fez um ar horrorizado e disse: outro?!! só faltou fazer uma careta e dizer que horror! (Tenho dois rapazes e estou à espera de uma menina)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh que bom!! Parabéns :) Realmente há perguntas e reacções que não fazem sentido nenhum.. Temos que ter muita paciência!!

      Eliminar
  2. lolol, realmente fartei-me de rir com as perguntas! Isto há com cada uma! O importante é seres feliz e que venha com saúde!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...