terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Manhãs no Hospital de Cascais

Hoje às 06h30 da manhã a Carlota estava com 39 graus de febre. Farta de não saber o que ela tem nem como ajudar a que se sinta melhor decidimos ir às urgências do Hospital de Cascais. Enviei um SMS à pediatra dela que trabalha lá a avisar que íamos e lá fomos.
Fui super bem recebida logo no balcão de atendimento. Deram-me a senha e em 15 minutos, se tanto, estávamos na triagem. Como lhe dei o benuron antes de sair de casa ela não marcava febre e por isso pulseirinha verde!

A pulseirinha verde é, por um lado, a melhor coisa que podemos ter pois é sinal que nada de grave se passa com as nossas crias e por outro, o pior que podemos ter pois é sinal que vamos passar ali uma grande temporada.

E assim foi. 3 horas à espera que nos chamassem e nem foi a médica dela a atendê-la pois tinha tido uma emergência. No meio disto tudo claro que eu só dava graças por a emergência não ter sido com a minha filha. Fomos atendidas por um médico muito simpático e carinhoso com a Carlota. No fim da consulta a médica dela apareceu!! Só para dizer um 'olá' e certificar-se que estava tudo bem.

A Carlota não tem nada de grave, graças a Deus, mas antevejo mais uns dias de molho em casa. Eu já quase trepo pelas paredes de tão farta de estar em casa que já estou.

Mas este post não é só para dizer que fomos ao Hospital e está tudo bem. É para escrever sobre algo que, para mim, não faz muito sentido. Faz algum sentido sujeitar bebés pequenos a uma espera de 3 horas num corredor carregado de micróbios, bactérias, vírus e todo o tipo de bicharocos? Não faria sentido haver uma urgência ou uma senha com prioridade para lactentes? É que estavam lá 'crianças' com uns 23 anos a andar na boa pelo seu próprio pé, todos sorridentes e que provavelmente tinham torcido um pé na educação física. Um bebé com febre há 5 dias não devia ter prioridade? Eu sei que quando for a Carlota a torcer o pé na aula de educação física (espero que isso não aconteça) eu vou engolir estas palavras mas hoje isso revoltou-me mesmo! Ver miúdos enormes, sem nada de grave a entrarem nas consultas à frente de bebés que choravam nos seus carrinhos e ovos porque a minha não era a única! Ou pelo menos, arranjar uma salinha para os bebés esperarem para não estarem no corredor das bactérias e vírus.

Bom, o máximo que posso fazer é deixar-vos um conselho e foi exactamente isto que eu fiz:
Colocar uma máscara. Sim, uma máscara daquelas dos hospitais. Coloquei a máscara para não levar com os micróbios dos outros mas os outros olharam para mim como se eu estivesse contaminada com qualquer coisa e o que fizeram? Afastaram-se!! Isso mesmo!

E lá estive 3 horas com o meu bebé a ver os calmeirões a serem atendidos à nossa frente...

4 comentários:

  1. Perdeu-se o hábito de chamar o médico a casa, quando os nossos (pequeninos ou grandes) estão com febre, ou quaisquer desses sintomas em que apenas precisamos que um médico os consulte. Dantes era assim e era tão confortável para as crianças e para os pais!
    Nos últimos anos deixámos de ter médicos disponíveis, seja a que hora for.
    Mas há um mês nasceu um novo serviço - a Knok healthcare - que nos resolve este problema, para já no Porto e em Lisboa. Através de uma app, podemos chamar o médico (pediatra, medicina interna, psiquiatra, ortopedista, etc) na hora. Vários blogs ( Pumpkin, batons e biberons, "café, canela e chocolate, etc) e meios de comunicação têm dado notícia deste serviço. Vá à página da knok healthcare no Facebook ou ao site deles. Vale a pena estarmos sempre preparadas para tudo!
    E se achar por bem, divulge!
    Para já, as sinceras melhoras!!!

    ResponderEliminar
  2. Ligue sempre para a saude 24 e aguarde pelo dia seguinte para ser vista pela pediatra. Ou, dê um saltinho à estefânia onde não há esperas de 3 horas. O que perde em caminho ganha em esperas! As melhoras da Carlota.

    ResponderEliminar
  3. Martinha, espero que a Carlota esteja melhor, diga-me se precisa de ajuda!!! No meu tempo, o pediatra dos meus filhos também trabalhava no hospital de Cascais (no antigo) e a sala de espera das consultas das crianças era separada das outras, o que tem toda a lógica! Sendo este hospital novo, deveriam ter pensado da mesma maneira!

    ResponderEliminar
  4. Por aqui igual! Já fui por 2 vezes à noite com o meu filho de 7 meses às urgencias do hospital de Cascais, por indicação da pediatra ( febre e recusa alimentar) e acabei por voltar de lá sem ser atendida! Acabei por ir à Pediatra no dia a seguir. Mais de 2 horas à espera, pulseira verde, numa sala cheia de crianças mais velhas...não percebo como é que estas coisas acontecem! E tive o meu filho na maternidade do Hospital de Cascais e correu tudo lindamente...em relação às Urgências Pediátricas não posso dizer o mesmo!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...