segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O Baptizado da Carlota - Parte I

Este fim-de-semana foi o baptizado da Carlota e neste post vou escrever o lado espiritual e emocional deste dia. Os preparativos e detalhes do evento ficam para outra altura.

Peço desculpa se este post ofender alguém mas sou uma pessoa de convicções fortes e para mim é assim que as coisas fazem sentido. Não critico quem o faz de forma diferente, cada um dá o melhor de si mas este espaço é precisamente para escrever sobre aquilo que defendo. 

Nunca hesitámos em baptizá-la. Sentíamos até que ela estava 'incompleta'. Para nós que somos casados pela Igreja e que somos católicos não faz sentido de outra maneira. Há muita gente que casa pela Igreja só porque fica bem e porque é bonito. Não foi o nosso caso. Acreditamos e temos muita fé. Podemos ter momentos em que se calhar nos desviamos do caminho mas fazemos questão de voltar. Não viramos as costas. 

Para mim não faz  qualquer sentido dizer "quando ela for crescida logo escolhe" pois acreditamos que o melhor para ela é a nossa religião, caso contrário não nos tínhamos casado pela Igreja onde afirmámos com convicção que íamos receber e educar os nossos filhos segundo a doutrina cristã. Se um dia a Carlota quiser seguir outra religião, que siga. Mas até lá estará abençoada e faremos questão de lhe passar os valores e princípios sob os quais nós também fomos educados. Sabemos que lhe vai fazer bem à alma, ao coração, à sua personalidade. 

Também não vamos deixá-la decidir quando vai para a escola ou quando vai comer legumes. As coisas que sabemos que lhes fazem bem devemos ser nós, pais, a incutir-lhes desde cedo. E este fim-de-semana a nossa filha foi baptizada.

Foi um dia lindo, super emotivo, com todas as pessoas que nos são mais queridas. Sei que o dia foi perfeito porque nem tive que olhar para o telemóvel pois todos aqueles que me são mais próximos estiveram connosco. Foi quase como o dia do nosso casamento mas desta vez com a nossa amada filha. 

Eu estava nervosíssima! Acho que estava mais nervosa do que no dia do nosso casamento. 

A Carlota acordou bem disposta e portou-se lindamente! Fez uma birra logo ao princípio mas acabou por adormecer ao meu colo. Depois do baptizado houve ainda um almoço com todos, quase 60 pessoas, que correu muito bem. Ela andou de colo em colo, claro, mas sempre bem disposta.

Adorei o dia, o significado que teve. Estou muito, muito grata pela família que tenho, por sermos tão abençoados.


(Aqui fica uma fotografia com pouca qualidade pois foi tirada com o telemóvel. Assim que tiver as do fotógrafo faço um novo post!)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...