quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

7 meses de Carlota e a Consulta do Sono

Ontem a Carlota fez 7 meses e foi o dia em que fomos a uma consulta do sono. Modernices ou não, a verdade é que adorámos!
Na semana passada, num momento de desespero (meu) o meu marido resolveu marcar uma destas consultas para nos ajudar a estabelecer uma boa rotina para a Carlota e melhorar o seu sono. Ela pouco ou nada dorme. As sestas duram no máximo 30 minutos e à noite acorda de 3 em 3 horas. Não está a descansar como deve. Não faz sonos de qualidade!

O que mais me preocupava nesta consulta era que me dissessem para a deixar chorar. Mas não. Aliás, até ouvi um "Há quem defenda que se deve deixar os bebés chorar... Mas para isso, não contem comigo!" 

Tivemos a consulta com a Carolina Albino e não podíamos ter gostado mais. A Carolina explicou-nos tão bem a importância de uma boa rotina que inclua actividades, bons períodos de sesta, estabelecer laços de confiança e segurança com o nosso bebé... Acima de tudo deu-me muita motivação e força! Confesso que já estava feita num farrapo com isto de estar 24 horas por dia com um bebé que não dorme facilmente e que, claro, fica rabugenta e depois faz birras. Adoro estar em casa com a Carlota e vê-la crescer e desenvolver-se mas estava a precisar de ajuda e não tenho vergonha nenhuma em admitir. A Carolina reforçou ainda que não devemos ter medo dos nossos bebés, que somos nós quem os comanda e lidera. Apenas temos que lhes mostrar, ensinar, como se vive neste mundo cá fora, deixando-os explorar à sua maneira. Tudo com muito carinho, amor e paciência. Nada de ignorar, nada de deixar chorar. 

Depois de uma série de perguntas sobre a Carlota, sobre o nosso dia-a-dia, alimentação, sestas, etc. veio uma prolongada conversa e explicação que pareceu cair do céu. Viemos de lá com um plano de rotinas para a Carlota que pretendemos começar já a implementar! Nada de coisas radicais mas tudo muito bem estruturado para ela. Conceitos deliciosos como Leitinho dos Sonhos ou Slow Motion fazem parte da nova rotina dela. Se bem que o mais importante é paciência e muita dedicação da nossa parte. 

Gostei muito e até digo mais, devia ser OBRIGATÓRIO informarem-nos destas coisas antes de os bebés nascerem. Fiz um curso pré-parto que foi espectacular a explicar como ia ser o parto e o pós-parto. Aprendi até alguns cuidados com o bebé mas isto... Isto devia fazer parte de qualquer curso desses seja particular ou nos centros de saúde. 

Ainda não vimos resultados mas recomendo esta primeira consulta nem que seja pela informação que se traz de lá!

Na segunda vamos falar sobre as actividades/brincadeiras com os nossos bebés!!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...