quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Tens Tudo Pronto? As Coisas Essenciais

Quando nos aproximamos do grande dia, o dia do parto vem aquela sensação do “será que tenho tudo pronto?”. Também é muito frequente ouvirmos das pessoas “Está quase!! Tens tudo pronto?”.

Eu andava nervosíssima com isto do ‘tens tudo pronto’ até que uma amiga que tinha sido mãe recentemente me perguntou “Tens o carrinho e o ovo? Tens fraldas? Tens um berço? Tens roupinhas para recém nascido?” Eu respondi que sim e ela “Então tens tudo pronto, ou seja, vai correr tudo bem! O que for preciso vais tratando depois”. Isto basicamente porque eu andava em pânico porque ainda não tinha pendurado as cortinas no quartinho que seria dela. A minha filha tem quase 3 meses e ainda dorme no berço no nosso quarto por isso claramente as cortinas não devem ocupar muito espaço no nosso cérebro de grávida!

Depois era a quantidade de fraldas. Será que tenho poucas? Será que comprei a mais e não vão servir? Outra amiga disse “Não stresses com as fraldas. Qualquer coisa compra-se mais quando ela nascer. O mundo não acaba entretanto!” É verdade. É totalmente verdade. Depois deles nascerem o mundo continua a girar (apenas a uma velocidade maior!!!) e o vosso marido, mãe, amigos, podem comprar e levar-vos fraldas ou outra coisa que precisem.

Então, coisas meeesmo indispensáveis antes do bebé nascer:

Carrinho – o melhor conselho que posso dar relativamente ao carrinho é EXPERIMENTEM! Vão a lojas e experimentem! O que funciona para a nossa amiga pode não funcionar para nós. Tenham atenção às seguintes características: facilidade em abrir e fechar, peso, se cabe na mala do carro, amortecedores e conforto. Lembrem-se que primeiro vem a segurança e conforto do bebé e depois a moda/cores/design. Claro que quanto mais giro melhor! Optei pelo Quinny Buzz Extra. Adoro, amor! Não podia estar mais satisfeita!


Ovo - Nem nos deixam sair da maternidade sem ele por isso certifiquem-se que o pai ou alguém o leva quando vos for buscar! Na escolha do ovo o mais importante é, sem dúvida, a segurança! Existem imensos disponíveis. Garantam que encaixa no carrinho que comprarem caso não comprem os trios/duos. Eu optei pelo Pebble da Bebeconfort que encaixa no carrinho Quinny.



Berço – aquele berço onde o bebé vai dormir logo e que geralmente fica ao lado da nossa cama. Convém ser ‘maneirinho’, confortável e SEGURO. Sempre a segurança em primeiro lugar! Há imensas opções desde os mais clássicos, vintage, aos mais modernos e práticos. Eu acabei por comprar o Next to Me da Chicco e amo! Está ali ao meu lado sempre, posso olhar para ela e tocar-lhe e para pegar nela a meio da noite para amamentar não há melhor!


Fraldas – Escolhi as fraldas e toalhitas da Dodot Sensitive. Gostei muito! Não fez qualquer alergia e tem um indicador de humidade que avisa se a fralda já está suja ou não. Modernices! Mas que até dão jeito. Em casa limpo-a com compressas humedecidas em água fervida e gel lavante.



Roupas – Nunca sabemos com que peso e comprimento nasce a cria, não é? Nas minhas últimas consultas prevíamos que ela nascesse com cerca de 3,5 kg e na verdade nasceu com 2,945 kg às 39 semanas e 5 dias! Comprei algumas roupas tamanho 0-1 e 1-3. Também há muita coisa que vos vão oferecer por isso não vale a pena encher já a cómoda dos vossos bebés… Ah e assim de um dia para o outro deixam de servir!


Outras coisas que, OK eles sobrevivem sem isso, mas continuam a ser indispensáveis para mim nos primeiros dias e depois são:

Banheira e produtos para o banho – sim, pode dar-se banho aos bebés na própria banheira, no lavatório e limpá-los com uma toalha que tenham em casa mas a mim deu-me imenso jeito a banheira shantala nos primeiros dias que ela estranhava e chorava na outra banheira;



Cremes - Quando ela nasceu eu tinha vários da Mustela e da Uriage. Infelizmente descobri há pouco que a princesa tem pele atópica e agora uso a gama da A-Derma para peles atópicas. O ideal é experimentarem antes de comprar grandes embalagens. 



Espreguiçadeira – é óptimo para tê-los sempre connosco quando estamos a ver televisão, a jantar, etc., a minha filha dorme umas boas sestas na espreguiçadeira; 



Alcofa para o carrinho – não sou apologista de ter os bebés muitas horas no ovo porque ficam todos ‘tortos’ por isso, sempre que vamos dar um passeio maior ou vamos a casa de alguém, levo a alcofa que encaixa no carrinho. Assim ela vai direitinha e até dorme melhor. Serviu também de cama nas férias no Algarve! A que tenho e uso bastante é a da Quinny!



Base ISOFIX para o carro – para nós mães é super prático! Não há cá passar o cinto do carro por trás e pela frente e bla, blá… Nada disso! É só encaixar o ovo na base e click! Já está!



Mochila ergonómica ou sling – Contacto físico com os nossos bebés é o melhor que lhes podemos dar. Não só nos primeiros dias mas daí em diante. Sempre! Por isso sugiro uns bons passeios com uma mochila ergonómica ou com o sling. Eu tenho a mochila da Manduca e gosto muito. A que tenho é 100% algodão orgânico e ainda bem que escolhi esta versão pois a minha filha tem pele atópica e este tecido não lhe faz mal nenhum. Não tenho o sling mas ando a ponderar!




É possível que me esteja a esquecer de uma ou outra coisa importante mas estas são sem dúvida as mais importantes para mim. Espero que ajude algumas mães a preparar a chegada dos seus bebés! E que ajude as mães que já os têm cá fora! J

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...